IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL – UMA SEITA DIABÓLICA

Não são poucos os cristãos que confundem a Igreja Messiânica Mundial (IMM) com uma igreja evangélica das muitas que existem no Brasil em razão do nome Messiânica ser derivado do nome Messias. Isso se tornou mais notório quando o signatário ministrava um estudo bíblico domiciliar.Entre os participantes havia uma senhora, indagada sobre a sua filiação religiosa, sem reservas, declarou: sou filha de pastor, neta de pastor, ex-organista de uma igreja evangélica e hoje sou membro da Igreja Messiânica Mundial. Naturalmente, isso chocou-me profundamente. É possível que isso ainda esteja ocorrendo com muitos cristãos, pouco informados sobre a IMM, admitindo que ela seja uma entidade evangélica; quando na verdade, não é.  Como sabemos, o nome Messias, proveniente da forma helenizada do hebraico Mashiach, é exclusivo do Senhor Jesus Cristo. Khristós, sua tradução grega e Ungido , é nome ou título exclusivo de Jesus. Isaías, cognominado o profeta messiânico, falou assim a respeito do nascimento virginal de Jesus Cristo: Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome EMANUEL( Is 7.14) Esse versículo é citado em Mt 1.21-23, com a respectiva tradução, Deus conosco. Indagando Jesus os seus discípulos sobre sua identidade, Pedro tomou a palavra e disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mt 16.16). Jesus afirmou que Pedro era abençoado, pois sua declaração tinha sido revelada por Deus.

MOKITI OKADA

Mokiti Okada é o seu Messias. Ele não faz segredo dessa reivindicação pois declara:Não houve outro caso semelhante a não ser Cristo que outorgou sua força aos seus 12 discípulos. (Apostila Para Aula de Iniciação, p. 23, aula 4). Mokiti Okada é também conhecido pelo título Meishu-Sama . Este título significa portador de luz . Uma luz não verdadeira , sem dúvida, pois a respeito de Jesus, João escreveu: Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo (Jo 1.9). Se Jesus é a luz verdadeira, qualquer um que alegue ser portador de luz só pode ser aceito como não verdadeiro. Mokiti Okada , nasceu em Assakussa, Tóquio, no dia 23 de dezembro de 1881. Quando estava com a idade de 45 anos, isto em 1926, no mês de dezembro, teve sua experiência mística, ocasião em que afirma ter atingido o estado de Kenshinjitsu (conhecimento total da verdade de todas as coisas e dos fenômenos do universo e do homem). No alvorecer do dia 15 de junho de 1931, no alto do Monte Nokoguiri, Meishu-Sama recebeu a Iluminação Divina.A respeito dele dizem: Meishu-Sama fundou a Igreja Messiânica Mundial com este propósito: a realização do Céu na terra, com Verdade, Virtude e Beleza que trarão a saúde, a prosperidade e a paz. (A Igreja Messiânica Mundial, 1971/72, p. 13). Faleceu no dia 10 de fevereiro de 1955. Embora esteja morto, os seus os membros da IMM procuram conversar com Mokiti Okada. Certo membro da IMM assim se pronuncia: Fui ao altar, conversei com Meishu-Sama e lhe manifestei o meu desejo.(Oferta de Gratidão, p. 41) Ora, até onde sabemos, a IMM não admite a ressurreição do seu fundador. Como podemos então, falar com ele depois de morto? Naturalmente isso é um tipo de mediunidade, prática proibida por Deus.Vejamos a rpoibição de Deus: nem quem consulte os mortos.(Dt 18.11) A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? A lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.(Is 8.19,20).

Após a sua morte, foi sucedido pela sua esposa, Yoshi Okada, chamada pelos adeptos como Nidai-Sama. Em Junho de 1955 os messianicos iniciaram seus trabalhos no Brasil. Em Julho 1965 foi fundada a Igreja Messiânica Mundial do Brasil, com sede na cidade de São Paulo, possuindo locais de reunião em outras cidades do Brasil. Por ocasião do falecimento da segunda presidenta, a filha do casal, Itsuki Okada,assumiu a direção da IMM intitulando-se Yoshu-Sama. Embora Mokiti Okada afirme ter realizado muitos milagres ele se enquadra perfeitamente na advertência de Jesus em Mt 24.5: Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Enquanto os cristãos são orientados a orar ao Pai celestial em nome de Jesus (Jo 14.13,14; 1 Co 1.2), os messiânicos são orientados a orar a Deus e a Meishu Sama. Distribuem um impresso para o pedido de oração com os dizeres: Peço a Deus e Meishu-Sama que me enviem Luz para aliviar este sofrimento, possibilitando que esta pessoa sirva na Obra Divina, o mais rápido possível. Naturalmente, tal forma de orar coloca o messiânico na condição de um idólatra ao orar a Deus e a Meishu-Sama. Isso é proibido biblicamente (Sl 65.2; Is 45.20,22; At 4.12)

A IGREJA
A IMM teve várias alterações de nome. Até 1950 a organização chamava-se NIPON KANNON KYDAN (Igreja Kannon do Japão); Atualmente é conhecida como: SEKAI KYUSEI-KYO – (Igreja Messiânica Mundial). Um dos nomes antigos dados a ela era Empresa Construtora de um Novo Mundo. Reconhecendo que esse título poderia confudi-la com uma empresa construtora comum, resolveram adotar o nome atual (Alicerce do Paraíso, p. 40 – volume 4). O grande objetivo da IMM é criar o paraíso na terra. Foram construídos os solos sagrados de Atami e Hakone, com muitos bosques, lagos e jardins projetados pelo próprio fundador. Admitindo sua vocação divina declara: Logo virá o tempo em que a Igreja Messiânica Mundial será proclamada pelo mundo inteiro. É uma igreja que se caracteriza pelo espírito eclético ou ecumênico. Sobre isso declara a IMM: Nossa Igreja é realmente liberal. (Alicerce do Paraíso, p. 66 – volume 4).


FONTE DE AUTORIDADE RELIGIOSA
Os ensinamentos básicos da IMM são revelações que Meishu-Sama recebeu supostamente de Deus. Afirmam que são portadores de luz e dão testemunho de que milhares de pessoas obtiveram milagres extraordinários simplesmente através da leitura dos Ensinamentos de Meishu- Sama. O respeito aos livros, com os ensinamentos do fundador, é tão grande que os messiânicos são aconselhados a colocá-los em locais altos e separados de outros objetos. Nunca devem pô-los numa cadeira ou no chão. Nenhum objeto deve ser posto acima dos ensinamentos. (Recomendações Para os Messiânicos, p. 26,27).


A FORÇA DE ATRAÇÃO
Os milagres são muito enfatizados pela IMM,pois eles declaram: Na nossa igreja surgem incontáveis milagres: são curadas doenças consideradas incuráveis pela medicina. Tornando-se messiânica, ela compreenderá, também, que uma das grandes características de nossa religião é a ocorrência de muitos milagres.(Alicerce do Paraíso, p. 19, 55, volume 4). A Bíblia adverte que nem sempre os milagres provam a verdade de uma religião, principalmente quando seus ensinos divergem das Escrituras. Encontramos uma advertência sobre esse assunto em Dt 13.1-3: Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conhecestes, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor com todo o vosso coração e com a vossa alma Jesus também advertiu: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhi-dos.(Mt 24.24). Esses milagres são atribuídos à prática conhecida como JOHREI.


JOHREI
Surge então a seguinte pergunta: O que é o JOHREI? É uma palavra de origem japonesa, formada por duas palavras: JOH que significa purificar; REI que significa espírito ou corpo espiritual. Explicam nesse caso que: O Johrei foi revelado por Deus, concretizado pelo Mestre e permitido aos fiéis da Igreja Messiânica Mundial. O poder do Johrei emana do mundo de Deus, onde não se interpõe a ação da mente humana nem a força do homem.” Ilustram o funcionamento dessa prática dizendo assim:… pode-se supor Deus como a estação de rádio, o Mestre um retransmissor, e o fiel o receptor. É pois […] “o sagrado ato de purificação.” (Igreja Messiânica Mundial, dezembro de 1980, p. 63) Para que os benefícios sejam alcançados , explicam: O Johrei é a Luz de Deus canalizada por Meishu-Sama para o ‘OHIKARI’. O Ohikari é uma medalha,presa por um cordão colocado no peito do adepto. O Ohikari é recebido pelo adepto no momento em que termina o curso passa a ser aceito como membro da IMM. Apregoam maravilhas como resultado dessa prática: A Igreja Messiânica é uma religião com poderes suficientes para eliminar os sofrimentos da humanidade. Sua atuação é uma ‘Obra de Salvação’ ultra religiosa. O Johrei é um dos pontos mais importantes da doutrina messiânica, podendo-se dizer que ele é a essência da mesma, o que melhor a caracteriza, não havendo nada que se lhe compare. “(Alicerce do Paraíso, p. 69, volume 4). Como podemos perceber, essa prática é um dos pontos mais importantes da doutrina messiânica. Se a prática do Johrei é o sagrado ato de purificação, seria razoavel perguntar: purificar-se do quê?


MÁCULAS
Trata-se da purificação das máculas ou manchas humanas, o que nós cristãos denominamos pecado. A Bíblia ensina que o pecado entrou no mundo pela desobediência de Adão e Eva:Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.(Rm 5.12)Os messiânicos, contrariando os ensinamentos da Palavra de Deus, acreditam que as máculas ou manchas humanas são provenientes das seguintes causas:

Herança dos antepassados.

Resultado de encarnações anteriores.

Pensamentos, palavras ou atos de maldade (máculas da atual redenção).

Ingestão de substâncias nocivas (produtos científicos ou medicinais adicionados na alimentação), que turvam o sangue (o sangue é o espírito materializado).

Ensinam então que as máculas mencionadas podem ser apagadas pela prática do Johrei. Esse ensino não é verdadeiro à luz da Bíblia prosseguem, ainda, afirmando que a doação de dinheiro pode acelerar o processo de eliminação das máculas, do seguinte modo:A partir do instante em que doamos dinheiro, espontaneamente gratos a todas as bênçãos recebidas, muitas das nossas máculas serão eliminadas. (Ensinamentos de Nidai Sama, p. 68, volume I). Admitir que dinheiro elimine máculas é inconcebível. É o conhecido pecado de simonia, criticado pelo apóstolo Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o Dom de Deus se alcança por dinheiro. (At 8.20).Existe somente um meio de purificação das máculas do pecado. A Bíblia declara com muita clareza: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que , por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um Cordeiro imaculado e incontaminado.(1 Pe 1.18,19) … e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.(1 Jo 1.7) Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.(Ef 1.7); Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hb 9.14) A prática do Johrei não passa de um tipo de arte mágica e, como tal está ligada ao ocultismo, proibida por Deus em Dt 18.10-12, Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor… Como prova de conversão a Deus, os que praticavam tais artes mági-cas,aprendidas em livros espe-cializados, queimavam tais -li—-te-raturas: Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cincoenta mil peças de prata. (At 19.19).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Todo cristão familiarizado com os ensinamentos bíblicos não pode concordar com a doutrina e ensinos de Meishu-Sama. Entretanto, a IMM procura ganhar adeptos de outras organizações religiosas. Adotam duas estratégias para a expansão de seu sistema: primeira, propagam o slogan: É proibido proibir. É o que a Bíblia declara ser o caminho largo que conduz à perdição (Mt 7.13,14). Que adianta uma religião dar uma ampla liberdade a seu adepto e por fim ele se perder eternamente? (Mc 8.36,37).

Segundo procuram facilitar a adesão de adeptos proclamando que ninguém precisa abandonar sua religião para se tornar messiânico. Os membros de outras Igrejas não precisarão renunciar às suas religiões para unir-se à nossa igreja… (Igreja Messiânica Mundial, 1971/72, p. 20). Salomão no final de sua vida, admitiu que podia servir a Deus e cultuar os deuses de suas muitas esposas. Fez o que parecia mal aos olhos de Deus: Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor…(1 Rs 11.6). Elias expôs aos israelitas que era impossível duplicidade de adoração: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e se Baal, segui-o (I Rs 18.21).Não nos enganemos: ninguém pode servir a dois senhores . Somente Jesus Cristo é o Senhor(1 Co 12.3).


“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5)

17 Respostas to “IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL – UMA SEITA DIABÓLICA”

  1. CARVALHO HINEIDE Says:

    CERTAMENTE AS SILADAS DO DIABO ESTÃO PELO MUNDO TODO,CABE A CADA UM DE NOS,SEMEARMOS A PALAVRA DE UM DEUS VIVO,O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.HINEIDE CARVALHO.

  2. Helio Junior Says:

    Atentai Servos de MEU PAI, Afastai da IMM pois O MEU ESPIRITO não Habita com Eles! e sim com aqueles que com sinceridade me BUSCAM.

    EU O CRISTO JESUS SOU O MESSIAS, E ASSIM FALO AOS MEU SERVOS

  3. Sr. Dias Says:

    Puxa vida como existem pessoas com pensamento tão restrito, é por isso q permanecem na mesma situação e não evoluem nunca… A IMM é uma religião extraordinária, tenho orgulho em poder ser adpeto desta religião desde o meu nascimento, e ter Meishu-Sama como Mestre…
    Mas cada um segue o caminho q acha q é adequado e q o faz feliz, esse é o meu caminho… ^^

    Messias Meishu-Sama Salvador da humanidade!

    • @UniversoIURD Says:

      Há um só Salvador: Jesus Cristo, o Deus da Biblia.

      As escrituras Sagradas testificam que a IMM se trata de uma heresia, uma doutrina maligna:
      “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador” (Isaías 43:11)
      “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12)
      “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” (Gálatas 1:8)
      “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)
      “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz.” (João 3:19)

    • Detetive Smith (@detetivesmith) Says:

      Pelos frutos se conhece a árvore…quais tem sido os frutos de sua vida? Ohayou Gozaimasu^^

    • bete Says:

      você ve como esta errado você devia chamar de seu mestre o Senhor Jesus Cristo que deu a sua vida na Cruz por nós e não Meishu-sama

  4. Maria de Jesus Says:

    É muito triste perceber que há pessoas que distorcem os ensinamentos pregados por Jesus Cristo.

  5. Sandra Says:

    Caro irmãos, o que tenho a relatar é muito serio:
    Sou testemunha do que a Igreja Messiânica Mundial ou Johrei Center, promove em suas reuniões, há mais ou menos 25 anos minha familia comerçou a fazer parte, como membros desta organização diabólica, atravez de minha irmão mais velha e aos poucos foi arrastando todos exceto eu e meu pai, nunca tive vontade de frequentar tal organização, pois sentir de imediato a ausência de Deus naquele lugar, ao ver oferendas no altar em homenagens aos mortos, que eles chamam culto dos antepassados, totalmente ante Bíblico, no final, já participavam como menbros 7 a 8 pessoas da minha familia entre irmãos e sobrinhos, muitos que sairam levaram tempo para se reequilibrarem, por último uma irmã, que por conta da alienação, e sua fragilidade espiritual ao passar por um problema de saúde de sua sócia em negócios, o ministro daquela ceita a induziu à assinar uma documentação doando a única casa que possuia dentre outros pertences, um mês antes da morte de sua sócia, com a justificativa de desapego de bens materiais. hoje ela se encontra em uma situação bastante deplorável, não se abre para o evangelho do verdadeiro Salvador, chega até a mendigar pelas ruas, sendo que tem familiares que acolhe, mas em função de ter a mente comprometida com os ataques malígnos e não se render aos pés de Jesus continua nessa situação. Para se ter uma idéia, onde era um jardim da casa, êles encheram com terra de cemitério e plantaram flores para fazer as ikebanas (chorrica) como eles chamam. Temos que ficar de alerta pois Jesus está voltando, estas ceitas diabólicas tem a função de tirar o homem da presença de Deus e joga-lo no abismo.

  6. jaqueline Says:

    sou do meu senhor JESUS CRISTO ele eh o messias, ele sim ee santo, veio para que possamos estar aqui livre do pecado e de satanás.
    A palavra do Senhor diz que nos últimos dia muitos falsos profetas apareceram, mas ele ainda esta mostrando sua glória… O meu DEUS eh PODEROSO,bendito seja o teu nome ele DEUS DOS DEUSES ,SENHOR dos SENHORES. DEUS EU TE AMO E SO A TI SERVIREI..
    abram os teus olhos e veja como o Senhor e maravilhoso……..

  7. jaqueline Says:

    abra os teus olhos meu querido, O DEUS dos crentes e poderoso,o teu filho esta a porta perguntando se ele pode entra,deixa o senhor entra em sua vida,mudar tudo aquilo que o inimigo tem feito em tua vida,por que a palavra de DEUS diz o diabo veio pra roubar,matar e destruir, mas DEUS veio pra da vida com abundância,o querido adore esse DEUS de poder pq o seu filho esta próximo de vim e levar o teu povo para com ele,so vai ser alegria, glória ao SENHOR SANTO…aceite a jesus hoje querido nao deixar pra manha..ele te ama!!!!

  8. ione Says:

    O pré julgamento é pecado não é? Como julgar sem conhecer o Johrei? Experimentem receber Johrei vocês todos fanáticos antes de fazer qualquer comentário! Sou messiânica sim senhor e estou com Meishu-Sama em qualquer circunstância!

    • @UniversoIURD Says:

      “Eu me tornarei, então, o seu inimigo porque te conto a verdade?” (Gálatas 4:16)

      Não se trata de pré-julgamento, nem preconceito. Eu tenho um conceito formado, não baseado em sofismas, mas baseado na realidade e na verdade. Voces se irritam porque eu digo a verdade, não entendo. Abra seus olhos, a Biblia diz uma coisa, voces fazem outra. Ou voces estão certos ou a Biblia esta certa. Não existe meio termo. Defina-se, a quem voce serve a Jesus ou a Johrei? Deus ou Baal?

      Blog Universo Universal – Compromisso com a Verdade!

  9. jose Says:

    Já fui dessa igreja o Ohikari é pago um medalhão que todos os membros tem que usar é pura enganação esses que falam a favor não acreditam em deus !

  10. kaly Says:

    fui membro da IMM,hoje estou afastada pq n tinha fé. pq para mim so exista um Deus q é aquele q esta la no céu

  11. cris Says:

    Fui membro durante 15 anos, eu me encantei porque falava do belo e das plantas, e dos ancestrais, mas eu descobri a verdade que tudo isso era mentira pois fui enganada durante esse tempo todo e em 2011 fui salva por Jesus, todas essas doutrinas são do mal, pois alem de negar cristo como unico salvador e pregam que o fundador é o salvador e o portador da luz de Deus , ja que a biblia ensina que Jesus é o alfa e o Omêga, Jesus fala na biblia “Ninguem vai ao pai senão por mim”, Jesus é insubstituível, Jesus alertou aos seus discipulos que surgiriam falsos profetas e falsos cristos e disse que nao lhe deem credito. Eis minha história: Passei 15 anos nesta igreja do Satanás era dedicante desta igreja do mal, passei 15 servindo a um demonio , a um falso profeta, sentia um vazio dentro do meu peito nao sabia oque era e entrem em estado de depressão e comecei a ler a biblia, mas fui perseguida e entrei em estado depressivo e tentei o suicidio, quando preparei tudo antes me ajoelhei e clamei: Senhor! Me perdoe , mas é o senhor Deus que fez o céu e a terra! Me perdoe pelo ato que vou fazer! , e chorei muito so que adormeci de tanto chorar com um remedio de rato na mao, de repente ao adormecer vi uma luz e uma voz eu estava num monte atras de uma pedra eu ouvi uma voz e um vaso de ouro na mão de um homem resplandecente ele falou com com alta voz: Filha não faça isso!! Eu sou o Senhor Jesus o verdadeiro, o unico o Alfa e o Omêga ninguem vai ao pai senao por mim. Só existe um meio de ti Salvar! Você não olhar para trás e me seguir” Ele pegou o vaso colocou entrou na minha, virou barro e depois minha carne. Ele disse: Não temas! Eu estou contigo!” eu pulei num mar e comecei a nadar e ele disse: Não olhe para trás!” e acordei e fique uma semana ouvindo uma voz: O diabo perdeu a chave e voce vai achar! e hoje me entreguei de corpo alma a Jesus, hoje sou nova criatura , so fui me libertar quando tirei o Ohikari do pescoço e entreguei tudo que tinha relacionado a igreja , até a foto do fundador entreguei, ensinamentos, simbolos, papeis de antepassados tudo! Um alerta se sua vida n vai pra frente e vc anda pertubada faça oque eu fiz clame a o Deus vivo , o Deus de abraao o Deus de Isaque o Deus de jacó que fez o Céu e a terra! Se entregue a cristo e não a homens e falsos profetas e falsas doutrinas usando coisas que iludem o belo, a paz mundial, elevação espiritual é tudo meio de iludir , no fundo é satanismo puro , Obrigado Deus por me salvar! Por favor façam uma reflexão! Tirem Ohikari é o encanto que fica pra voce n ver a verdade, e leem a biblia e encontrarão a verdade!

  12. Rogério Says:

    Esta seita é o caminho mais rápido para a morte.
    Só Jesus salva!!

  13. Brian Says:

    Sendo Jesus filho de Deus, ou seja, de Meishu-Sama, todos os que seguem Jesus serão salvos por Meishu-Sama.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.742 outros seguidores

%d bloggers like this: